História

Carrapateira, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2009 sua população era estimada em 2.347 habitantes. Área territorial de 73 km².

O nome do município provém da quantidade de mamona encontrada na região, também conhecida como carrapateira.

Inicialmente pertencia ao município de São José de Piranhas. A emancipação política ocorreu em 11 de dezembro de 1961 e instalado no dia 28 do mesmo mês, pelo então Governador Pedro Gondin.

O povoamento do município iniciou no século XVIII por volta de 1770, quando Francisco Vieira da Silva, vindo da cidade de Sousa (PB, depois veio outras famílias, Pereira e Silva de Catolé do Rocha, Pedrosa do Ceará, Galdino Braz da Silva de São José de Piranhas estabeleceram-se naquelas terras compradas de um criador de gado, que perdeu quase todo seu rebanho com o tingui, “Mascagnia rígida, cipó ou arbusto escandente da família Malpighiaceae, é umas das plantas tóxica mais conhecida e encontradas na região Nordeste e parte da região Sudeste do Brasil os principais nomes populares encontrados são: tingui e timbó. É considerada uma planta do agreste e sertão, porém ocorrendo sobretudo nos lugares mais frescos (TOKARNIA ET AL., 2000)”. Por ser uma cidade de difícil acesso e estando ladeada de serras, o povoamento foi muito lento e até hoje. Em 1919 foi construída a capela em homenagem a Santo Afonso Maria de Ligório, através dos esforços de Joel Pereira da Silva e do padre Nicolau Leite. Nesta mesma época, iniciou-se o traçado do povoado. O crescimento da cidade se deu em virtude da feira livre criada em 15 de Fevereiro de 1937 e em 1938 foram abertas as primeiras lojas de tecido.

Povoados: Baixas, Outro Lado, Bomfim dos Pedrosa, Bomfim dos França, Os Boi, Lancha, Volta e outros.