Turismo e Lazer

Cachoeira Cristalina

Cachoeira – Acesso Livre

Cachoeira de águas cristalinas em meio a uma área verde. Visitar Carrapateira é realizar um passeio inesquecível, especialmente para quem busca tranqüilidade e diversão, conjugadas com paisagens de beleza rara, além de um ingrediente característico: a hospitalidade de um povo que adora receber visitantes.

A cidade impressiona pela localização geográfica, uma vez que, cercada por serras, durante o período chuvoso, que se estende de dezembro a junho, aproximadamente, podemos apreciar um dos mais belos cartões postais, com a predominância de um verde exuberante, de norte a sul e de leste a oeste.

Um dos principais atrativos são as lindas cachoeiras sazonais, dentre elas, a Cachoeira Cristalina, localizada a poucos quilômetros da cidade e que ganhou lugar de destaque como atração turística pelo cenário exótico, excelente para conhecer a vegetação, observar as formações rochosas e as fortes águas que descem dos paredões rochosos, refrigerando o ar e convidando-nos para um banho refrescante. A flora local inclui uma variedade de espécies como mandacarus, juazeiros, anjicos, jurema, pereiro, entre outros, típicos do clima semi-árido nordestino, onde habita uma diversidade de animais. Ideal para os amantes da natureza, a Cachoeira Cristalina oferece aventura, ecoturismo, diversão e um delicioso banho. Para isso é necessário escolher bem o período do ano já as suas águas secam em determinados meses.

Cachoeira do Valença

Cachoeira – Acesso Livre

A Cachoeira do Valença está situada a aproximadamente 4 km, no Sítio Barbeiro, município de Carrapateira. É uma ótima opção de lazer e ideal para os amantes da natureza e para aqueles que gostam de aventuras.

Ao longo do percurso é possível realizar caminhada ecológica por trilhas com trechos de mata nativa preservada e, além de uma vegetação típica do semiárido nordestino, muitas árvores centenárias.

Para os que curtem os esportes radicais, a cachoeira com suas sete quedas é perfeita para a prática de rapel e alpinismo, no entanto, recomenda-se aos esportistas o uso de equipamentos de segurança. Como é sazonal, a sua beleza exótica pode ser melhor contemplada entre os meses de janeiro e junho.